Você sabe quais são os custos de armazenagem?
Há muitos processos envolvidos para se manter um armazém. Devido a isso, os custos relacionados a esse local não são tão claros. Para identificar quais são esses processos, a empresa pode ter o auxílio de uma consultoria logística.
Um bom planejamento financeiro depende da avaliação de todos os fatores interligados. Por exemplo, transporte de carga e embalagem estão diretamente ligados à armazenagem.
Para diminuir os custos de armazenagem, muitas vezes a consultoria logística sugere que os fatores que estão relacionados sejam mudados, e não a forma de armazenagem propriamente dita.
Quais processos são considerados custos de armazenagem?
Para garantir que os custos de armazenagem estão sendo bem utilizados, é preciso realizar um estudo amplo, contemplando todos os processos interligados, para perceber as reais necessidades da empresa e aliar com as possibilidades de mudanças e adaptações, alcançando um resultado econômico e funcional.
Veja alguns dos processos que estão relacionados aos custos de armazenagem:
Local de armazenagem
Aqui, o primeiro ponto é o tamanho do armazém, quanto maior, maior o custo também. O tamanho varia com a necessidade de estoque e o volume do produto.
O segundo ponto é o custo com a manutenção e conservação do local, por exemplo, limpeza e organização.
Embalagem
Embalar os produtos é um custo indispensável. As embalagens protegem os itens enquanto estão armazenados e durante o transporte, além de serem essenciais para que o produto seja locomovido.
Pode haver o custo extra, considerando que a embalagem seja personalizada com a identidade visual da empresa.
Mão-de-obra
Para lidar com esses produtos são necessários profissionais de diferentes áreas e todos os custos relacionados a eles são considerados custos de armazenagem. Como salários, benefícios e direitos.
Transporte de carga
O transporte é um processo que pode afetar diretamente o tamanho de armazém. A quantidade de viagens feitas é um dos fatores que determina a quantidade de produtos armazenados. Nesse caso, é preciso avaliar os custos de transporte, para saber se é mais vantajoso aumentar o número de viagens ou o local de armazenagem.
Para ajudar nessa avaliação, uma consultoria logística pode ser contatada. Não apenas para avaliar esse processo de transporte e armazenagem, bem como avaliar os custos de armazenagem como um todo, relacionando esses fatores principais que citamos aqui, entre outros.
Carpo Logistics, expert em consultoria logística em Santos
A Carpo Logistcs há mais de 40 anos tem expertise para que todo o processo esteja em segurança e aconteça com maior agilidade. Temos uma equipe que conta com consultoria logística, despachantes aduaneiros, advogados, analistas e engenheiros. Somos certificados pela SASSMAQ, ferramenta que avalia os sistemas de gestão ambiental, saúde, segurança e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.
Se quiser saber mais sobre esse e demais processos relacionados a consultoria logística e comércio exterior, entre em contato conosco pelo telefone (13) 2104.7016, WhatsApp ou entre em contato aqui pelo site. Deixe-nos cuidar da sua logística para que você cuide do seu negócio.
A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.