Antes de escolher uma transportadora, leia nossas dicas!

A boa performance da sua empresa no mercado também depende da escolha correta dos fornecedores que prestarão serviços para você. Essa regra vale também para o transporte rodoviário de cargas, que terceirizam muitas demandas, para tornar as operações mais ágeis e econômicas.

Quando se escolhe terceirizar algumas tarefas, os gestores e as equipes podem focar naquilo que, de fato, é o foco da empresa, além de garantirem uma boa economia, com a redução dos gastos.

Porém, contratar os serviços de outra companhia exige muito cuidado e atenção, para evitar transtornos futuros. É preciso checar, antes de assinar um novo contrato, fatores como custo-benefício, frota e tecnologias oferecidas, além dos valores e da reputação da empresa.

Por isso, nós preparamos uma lista com dicas para você escolher sem erro uma boa transportadora.

Como escolher uma boa transportadora e evitar problemas

01 – Pesquise a reputação da empresa

Antes de mais nada, faça uma pesquisa no mercado para conhecer a reputação da empresa com a qual você pretende fechar contrato. Converse com outros clientes e procure saber quais os valores que norteiam a empresa e, sobretudo, se eles são seguidos. Caso você não tenha referência de conhecidos, procure pela empresa no site Reclame Aqui. É muito importante ter em mente que quando você contrata os serviços de um terceiro, está associando a imagem da sua organização a ele.

02 – Saiba qual é o foco e o posicionamento do seu fornecedor

Entenda como a empresa se posiciona no mercado, como ela quer ser vista, para que esses propósitos não conflitem com os seus. Saiba se vocês conversam com o mesmo público, sem tem valores parecidos, se têm interesses na mesma região etc. Não adianta contratar os serviços de uma empresa eu nada irá agradar ao seu negócio ou ainda prejudicá-lo.

03 – Conheça bem o seu fornecedor

Não contrate um fornecedor de transporte de cargas sem conhecê-lo bem. É importante saber quem são os funcionários que poderão te ajudar e quais são os principais canais para se comunicar com eles. Conheça também os processos e a rotina do fornecedor também.

Antes de contratar o serviço, teste o atendimento e tudo o que pode refletir diretamente na imagem da sua empresa no mercado.

04 – Compare o custo-benefício

Faça orçamentos com fornecedores diferentes, e deixe evidente que você não necessariamente irá escolher o que cobrar mais barato. Antes de tomar qualquer decisão, converse com todos para entender quais serviços e tecnologias eles vão oferecer para a sua empresa.

Compare os pontos positivos e negativos de cada um deles antes de decidir. Com isso, você conseguirá tomar uma decisão mais estratégica e assertiva.

05 – Conheça a frota e os recursos disponíveis

Uma frota adequada é essencial para um transporte com qualidade e eficiência. Procure conhecer a frota da empresa terceirizada presencialmente para ver se os veículos estão em condições perfeitas de funcionamento.

Cheque quais são os recursos e softwares oferecidos à sua empresa para monitoramento. Existem diversos programas que facilitam a comunicação entre as equipes, permitem a gestão de rotas e remessas, organizam o melhor itinerário dependendo da data e do horário etc. Com esses serviços, a viagem da carga fica mais segura e monitorada.

A Carpo tem frota própria e o serviço de transporte é diferenciado, altamente qualificado e especializado em cargas de importação e exportação, sem limites de peso, dimensões e para cargas IMO e não IMO.

Nossas operações são rastreadas desde a preparação da coleta até a pontualidade da entrega em seu destino final.

Após o contrato assinado, continue de olho em alguns aspectos:

Confiança é fundamental

Para garantir uma operação eficiente, a parceria entre a empresa e o fornecedor no transporte rodoviário de carga é fundamental. Por isso, é preciso que exista uma confiança mútua, que envolve a troca de informações e dados. Isso é importante para o aprimoramento e controle do processo.

Acompanhe a performance do seu fornecedor

Não deixe de acompanhar o trabalho do seu fornecedor ao longo do tempo, pois, conforme já falamos, ele leva a imagem de sua empresa. Para isso, você pode criar Indicadores-Chaves de Desempenho, que correspondem a valores quantitativos (números ou porcentagens) para avaliar melhor a qualidade do serviço prestado.

Agora que você já recebeu algumas dicas de como prestar um serviço de qualidade, terceirizando o transporte de cargas, escolha bem a empresa e continue lendo nossos posts.

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A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.