Conheça uma alternativa viável e promissora: a cabotagem.

Já falamos aqui sobre alguns modais de transporte e um deles é o hidroviário, que se divide em duas modalidades: a modalidade marítima, bastante utilizada para a importação e exportação de produtos e a modalidade fluvial, que garante o acesso a regiões mais afastadas.

Com relação à modalidade marítima, ela não necessariamente está relacionada à exportação e importação, já que pode ocorrer entre portos do mesmo país, a chamada cabotagem.

Neste post vamos explicar o que é a navegação de cabotagem e quais as vantagens dela. Continue lendo para entender melhor esse promissor modal.

O que é a cabotagem?

A cabotagem é o tipo de navegação que se contrapõe à navegação de longo curso, que é realizada entre portos de diferentes países. Nesse caso, ela acontece entre portos próximos, dentro da mesma nação.

É considerada um modal bastante promissor, uma vez que o Brasil é servido por uma extensa costa navegável e as principais cidades, além dos polos industriais e os grandes centros consumidores se concentram no litoral ou em cidades próximas à costa.

Se compararmos a cabotagem a outros modais de transporte, como o rodoviário e o ferroviário, tanto com relação aos custos, quanto à capacidade de carga e a considerável redução no impacto ambiental, a cabotagem passa a ser uma alternativa extremamente viável para integrar a cadeia de suprimentos de diversos setores.

Eficiência geoeconômica

O Brasil esbanja mais de 8.500 km de costa completamente navegável. Se incluirmos aí o Rio Amazonas, também navegável, chegamos aos 10.000 km de águas para navegação, proporcionando um maior alcance de entregas.

Neste caso, a cabotagem também sai na frente já que colabora com a racionalizalação da aplicação dos recursos públicos, como manutenção de estradas e custos como acidentes de trânsito.

Eficiência ambiental

Com relação à poluição, por meio da emissão de CO2, o setor de transportes só perde para o desmatamento da Amazônia e outros biomas, configurando-se como um dos principais causadores de problemas ambientais no Brasil.

A cabotagem pouco interfere no meio ambiente, já que utiliza de modo natural as vias navegáveis do país e reduz a emissão de CO2 e Nox na atmosfera.

Pegada de Carbono

Pesquisas apontam que o Brasil pode aumentar em cerca de 20% o volume de transportes sem emitir um grama a mais de CO2. A diminuição da dependência dos combustíveis fósseis é uma das iniciativas mais eficazes para reduzir a pegada de carbono. Portanto, a maior participação do modal marítimo no sistema de transporte brasileiro é uma excelente alternativa para a redução dos impactos ambientais.

Eficiência energética

O transporte por cabotagem chega a consumir oito vezes menos combustível para transportar a mesma quantidade de carga que os outros modais.

Eficiência social

A redução do número de caminhões nas estradas e do número de acidentes, mortes e os diversos custos relacionados com tudo isso é mais uma contribuição da cabotagem, que contribui para um crescimento econômico mais eficiente e racional.

Menor índice de avarias e roubos

Outra vantagem da cabotagem como modal de transporte é a redução no índice de avarias nas cargas transportadas em comparação aos danos causados pelos outros modais. Além disso, a cabotagem apresenta também um índice de roubos de cargas muito baixo.

Viu só quantos benefícios a navegação de cabotagem pode trazer ao sistema de transporte brasileiro e às operações das empresas?

—————————————————————————————————————————————–

A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.