Alterar a frota própria pode ser a melhor opção para a empresa diminuir custos de armazenagem
A necessidade de armazenamento é indispensável para muitas empresas, não apenas para as mercadorias que são vendidas, mas também para uso próprio ou para estocar matérias-primas e equipamentos utilizados na produção.
Sobre a armazenagem de mercadorias que serão vendidas e transportadas, os custos desse serviço estão diretamente ligados à logística de transporte rodoviário de caga. Para identificar os diversos processos relacionados aos custos de armazenagem, nada melhor que a visão profissional de uma consultoria logística.
Para entender melhor esse assunto, confira o post!
- Como identificar os custos de armazenagem?
- Os custos da frota própria relacionados à armazenagem
Como identificar os custos de armazenagem?
A armazenagem gera despesas de diferentes tipos, por isso pode ser confuso identificar como elas estão ligadas à armazenagem. Depois de analisar todos os processos de uma empresa, é possível que a área que englobe todos os custos seja bastante ampla.
Classificar os gastos de maneira correta é muito importante para o controle financeiro, estabelecer orçamentos e traçar redução de custos.
Então, para identificar todos os custos relacionados à armazenagem, é necessário analisar todos os processos da empresa, buscando encontrar qualquer ligação, direta ou indireta, com a armazenagem.
Os custos da frota própria relacionados à armazenagem
O transporte é o principal processo ligado à armazenagem. As despesas ocorrem tanto na chegada quanto na saída de mercadoria. Porém, os custos variam de acordo com o tipo de transporte que a empresa opta por utilizar.
Frota própria:
Os custos do transporte rodoviário de carga, quando a empresa mantém uma frota própria, estão relacionados, principalmente, ao salário de funcionários. Mas também às questões de licenciamento, seguro e infraestrutura.
Mas há também os gatos inesperados devido a manutenções. São dois tipos diferentes de custos: os fixos e os variáveis.
Frota terceirizada:
A alternativa aos custos da frota própria é terceirizar o serviço, que pode ser bastante vantajoso, mas, claro, ainda tem seus custos. Nesse caso, os custos são fixos e a empresa ainda se livra de lidar com as burocracias relacionadas à contratação e funcionários.
Outro benefício é a empresa ter mais tempo e funcionários focados no produto da empesa, como acontece com a maioria dos serviços terceirizados. Administrar um processo tão complexo como a transportação de mercadorias exige tempo e conhecimento.
Com uma preocupação operacional a menos, e empresa pode focar em melhorar seu intelecto, especializar seus colaboradores e aumentar a qualidade dos seus produtos.
Consultoria logística em Santos é com Carpo Logistics
A Carpo Logistcs tem expertise, há mais de 40 anos, para que todo o processo esteja em segurança e aconteça com maior agilidade. Nossa equipe conta com consultoria logística, despachantes aduaneiros, advogados, analistas e engenheiros. Somos certificados pela SASSMAQ, ferramenta que avalia os sistemas de gestão ambiental, saúde, segurança e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.
Se quiser saber mais sobre esse e demais processos relacionados a consultoria logística e comércio exterior, entre em contato conosco pelo telefone (13) 2104.7016, WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui pelo site. Deixe-nos cuidar da sua logística para que você cuide do seu negócio.
A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo