Não quer ter prejuízo? Planeje-se para a alta temporada de transporte aéreo

É inegável que o transporte aéreo, assim como acontece com os outros modais, fica mais suscetível a ter problemas durante a alta temporada. Por isso, o planejamento do embarque com antecedência é sempre a melhor estratégia.

É fundamental planejar o despacho da mercadoria levando-se em conta o prazo limite para a carga chegar no destino e os possíveis imprevistos no percurso. Ou seja, o ideal é encontrar alternativas de embarque e desembarque, considerando aeroportos alternativos, principalmente quando há urgência.

 

Planejamento do transporte aéreo durante a alta temporada

Durante a temporada de verão, a procura pelo transporte aéreo aumenta consideravelmente, é o chamado Peak Season. Vale lembrar que a alta temporada no transporte aéreo inclui o famoso feriado chinês, que acontece em fevereiro.

Em função disso, os importadores costumam programar suas demandas junto aos exportadores com antecedência. O aumento na demanda por transporte aéreo durante o peak season se dá principalmente para atender o e-commerce, com lançamentos de produtos eletrônicos como o Iphone e também para suprir a época de Natal.

Durante o feriado chinês, indústrias, comércio e ‘negócios da China’ param ou diminuem consideravelmente a produção. Além disso, repartições públicas e bolsas de valores do país ficam pelo menos uma semana fechadas.

A verdade é que apenas o importador consegue medir o impacto do atraso de sua mercadoria, que geralmente implica em prejuízos. Veja quais:

  • pagamento
  • multas por não cumprimento de prazos
  • perda de negócios
  • insatisfação do cliente
  • queda de confiança pela entrega não ter cumprido o prazo

 

Companhias aéreas

As mercadorias, no modal aéreo, podem ser despachadas por dois tipos de companhias: as companhias aéreas de passageiros (PAX) e as companhias aéreas de carga (CAO).

No primeiro caso, as cargas dividem o espaço com a bagagem dos passageiros, prevalecendo o embarque das malas, claro. Portanto, a disponibilidade de espaço pode variar. Já as companhias aéreas de carga são exclusivas para embarques comerciais e têm mais opções para gerir a carga.

Vale lembrar que aviões de passageiros têm uma capacidade de carga relativamente baixa no peak season ― na verdade, seus espaço já é limitado por si só, sendo indicado para transportes de cargas leves, perecíveis e que tenham urgência. Na peak season seu espaço fica ainda menor devido ao maior número de pessoas viajando, o que obviamente gera maior números de malas.

Uma boa estratégia para escapar do problema é aderir a serviços menos convencionais. Esses serviços fogem das rotas operadas por companhias aéreas low cost, e isso gera melhor escoamento das demandas.

Outra opção é trabalhar com fracionamento de cargas para melhor fluidez, o que diminui a possibilidade de overbooking nos pontos de conexões e embarques.

 

Contrate uma empresa especialista em escapar do peak season

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