Cada modal de transporte tem as suas características e vantagens, no entanto, é evidente que o transporte aéreo é o ideal para cargas urgentes, se considerarmos a velocidade, a agilidade de entrega e segurança que ele proporciona. Mas, é fundamental que você conheça cada etapa do processo logístico aéreo para garantir maior sucesso nas operações.
O avião também facilita a circulação de produtos perecíveis, além dos produtos de alto valor agregado e documentações. Por isso, esse tipo de modal é muito utilizado por empresas que precisam transportar suprimentos e insumos para estoques industriais, peças de reposição, produtos eletrônicos, amostras, objetos frágeis, etc.
Porém, como em qualquer modal de transporte, no aéreo, há etapas que devem ser levadas em consideração. Iremos falar sobre elas nesse post.
Etapas fundamentais para o processo logístico aéreo
O primeiro passo, claro, é encontrar uma empresa de logística confiável, realizar a cotação conforme o planejamento de rotas, e, finalmente, efetivar o transporte. A seguir, as etapas que devem ser cumpridas após a contratação da empresa de logística:
1 – Precificação e Documentações
Definir a tabela de valores, a documentação e a checagem nesse tipo de modal pode ser um processo bastante burocrático. Vale considerar que o cálculo do peso correspondente ao volume da carga (cubagem) e a rota têm influência direta na tabela de preços do transporte.
Sendo assim, é fundamental cumprir as regras e padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que ditam algumas limitações na hora do embarque, como peso e tamanho.
A carga precisa estar acompanhada da nota fiscal e para algumas regiões do Brasil, como Norte e Nordeste, a mercadoria necessita de liberação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Também é importante considerar que as documentações se baseiam em CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).
2 – Preservação da carga e conferência
É importante conhecer a natureza da carga para que se possa organizar a sua preservação, no que diz respeito à temperatura e iluminação, por exemplo, principalmente quando são cargas perecíveis.
Dessa forma, também será possível definir qual a embalagem ideal para o tipo de carga que será transportada, cuidado fundamental para manter a condição da mercadoria durante todo o percurso.
Aqui, vale considerar que no modal aéreo o custo com embalagens é menor, pois a carga é menos manuseada durante seu trânsito.
Também deve ser feita com afinco a conferência da carga com relação à quantidade e tipo, já que erros nessa etapa logística podem resultar em devoluções ou divergências no preço final do transporte, que geram prejuízos para o expedidor e para o destinatário da carga.
3 – Logística de Monitoramento
Para garantir a segurança de todo o processo, a carga precisa ser rastreada, assim é possível saber sobre qualquer ocorrência que possa impactar nos prazos estabelecidos para entrega. O rastreamento também é importante para se avaliar se o planejamento de rotas está sendo cumprido, fornecendo informações em tempo real aos clientes.
A tecnologia favorece o monitoramento on-line via site ou aplicativos móveis, por meio de computador, celular ou tablet. Essas ferramentas auxiliam também para a:
- conferência das faturas;
- ocorrências de atraso;
- baixa das entregas;
- confirmação do embarque, etc.
4 – Entrega
O modal aéreo precisa de um outro modal rodoviário para que o processo logístico seja concluído. Porém, nesse caso, existe mais agilidade no trânsito entre os modais, uma vez que as entregas são realizadas de forma exclusiva ou com uma roteirização inteligente.
O momento da entrega tem papel fundamental no aproveitamento de recursos de transporte de cargas e na satisfação de quem recebe a mercadoria. Portanto, deve-se considerar nestas etapas logísticas os custos, prazos e a qualidade do serviço.
Contrate uma boa empresa de logística para cuidar do seu modal aéreo
Dentre algumas vantagens de escolher o modal aéreo, estão a agilidade nas entregas, a localização estratégica dos aeroportos, o menor tempo de trânsito, a facilidade de rastreamento e a segurança.
Mas, para isso, é preciso, conforme falamos no começo desse post, escolher um profissional de confiança. A Carpo Logistcs é uma empresa especializada em serviços e consultoria logística, com uma equipe que conta com despachantes aduaneiros, advogados, analistas e engenheiros, além da expertise para que todo o processo esteja em segurança e aconteça com maior agilidade.
Nós realizamos, além do frete de cargas aéreo, o transporte rodoviário e marítimo.
Entre em contato conosco através do telefone + 55 13 2104.7016, WhatsApp ou via e-mail e tire suas dúvidas!
—————————————————————————————————————————————–
A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.