Já falamos aqui no blog sobre os diferentes tipos de modal e quais as vantagens de cada um deles. Talvez uma das principais questões a se levar em consideração na hora de definir o modal de transporte a ser escolhido, além da urgência na entrega, é o tipo da carga. Isso porque cada produto se adequa melhor a determinada modalidade.
Por isso, nesse post, vamos explicar quais os são os principais tipos de carga, para que você consiga determinar o melhor modal na hora de precisar transportar os seus materiais.
Principais tipos de cargas existentes para os modais de transporte
Com essa informação, você também poderá avaliar melhor os seus processos de exportação.
– Carga geral
A carga geral pode ser classificada de duas formas: solta, quando a embalagem das mercadorias não segue um padrão e contém dimensões e formas diferentes (engradados, fardos, caixas de papelão, sacarias, tambores etc) e unitizada, quando as mercadorias, que podem ser iguais ou diferentes, são agregadas em uma unidade de transporte.
Para a carga geral, a contagem de unidades e a marca de identificação são destacadas.
-Carga a granel
Esse tipo de carga é seca ou líquida e, por isso, não é acondicionada e nem há contagem de unidades ou identificação. São exemplos de produtos transportados a granel, trigo, petróleo, soja, entre outros.
-Carga frigorificada
A carga frigorífica está relacionada aos produtos que precisam ser refrigerados ou congelados.
Aqui, as características dos produtos precisam ser preservadas e o produto não pode estragar durante o transporte, por isso são refrigerados ou congelados. São transportados de maneira frigorificada as frutas frescas, carnes e outros tipos de alimentos similares.
-Carga perigosa
Estão nesta categoria, produtos que podem colocar em risco a vida das pessoas que os manipulam e, por isso, devem ser transportados com cuidado. Eles também podem danificar o meio de transporte ou outras mercadorias.
A carga perigosa deve cumprir as diretrizes da Organização das Nações Unidas para o transporte desse tipo de produto e são classificados da seguinte forma:
explosivos;
líquidos inflamáveis;
gases;
sólidos inflamáveis e similares;
substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
substâncias tóxicas e infectantes;
materiais corrosivos;
materiais radioativos;
substâncias perigosas diversas.
-Neogranel
As cargas neogranel compreendem um carregamento que contém conglomerados homogêneos de produtos e, por isso, não há um acondicionamento específico.
Elas podem ser transportadas em lotes em um embarque único, por exemplo. Um exemplo de carga neogranel são os veículos.
Não basta conhecer bem os modais de transporte e os tipos de carga. É fundamental escolher bem a empresa que cuidará da sua logística, para reduzir custos e garantir a eficiência de todo o processo.
A Carpo Logistics tem uma equipe que conta com despachantes aduaneiros, advogados, analistas e engenheiros, além da expertise para que todo o processo esteja em segurança e aconteça com maior agilidade.
Faça um contato conosco e deixe que nós cuidamos da sua logística para que você foque no seu negócio.
—————————————————————————————————————————————–
A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.