Os impactos da guerra na Ucrânia na logística brasileira

No dia 24 de Fevereiro de 2022 o mundo viu notícias sobre um ataque russo a terras ucranianas, logo nas primeiras horas do dia. As informações iniciais eram de explosões nas cidades de fronteira entre os dois países (Luhansk e Donetsk), seguidas por Kharkiv, Kiev e Lutsk. O conflito é pauta entre os dois países desde a 2 Grande Guerra Mundial, porém foi agora, em 2022, que o então líder Russo Vladimir Putin ordena ataques ao país vizinho. Dentre outros, os principais motivos para este ataque são: a expansão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o Leste Europeu e a possível entrada da Ucrânia no grupo, a contestação da soberania russa e, não menos importante, intenções econômicas na região. Este último ponto é muito importante, pois a Ucrânia é um país com um bom território navegável para o Mar Negro (em comparação a Russia, que tem boa parte da sua costa congelada) e é um elo estratégico com a Europa central e ocidental.

O conflito se extende por semanas e o mundo já sente consequencias, apesar da distância física da guerra, podemos listar alguns impactos importantes para o Brasil:

A Rússia é um importante parceiro comercial para o Brasil

Para nós, a Russia é um parceiro de negócios muito interessante, pois é o sexto maior fornecedor de produtos como trigo, milho e fertilizantes. Apenas em 2021 a importação desses produtos representou cerca de US$5,7 bilhões para o Brasil. No quesito exportação, os dois países em guerra não são muito expressivos, mas ainda assim são compradores de carne e soja. Especificamente sobre fertilizantes, a Russia representa 30% do consumo brasileiro e Belarus por 20%, produtos altamente utilizados nas culturas de soja e milho.

Fortes impactos no setor automotivo

A região do Leste Europeu concentra uma boa parte da produção de ítens ligados ao setor automotivo, dentre eles estão o petróleo, gás natural, aço e alumínio. Já é notado, com isso, o impacto no preço do combustível em diversas partes do Brasil.

A logística mundial contra a Russia

Em represália aos ataques, diversas empresas estão diminuindo e até encerrando negócios com a Russia. Empresas privadas, como gigantes da tecnologia por exemplo, estão cortando fornecimento de produtos e serviços ao país. Isso já está sendo feito também por empresas de logística e transporte, que não estão sobrevoando no território ou fornecendo para a Russia. Há também uma questão de segurança para evitar a região, pois ainda não há sinais de fim dos ataques. Como esse movimento é mundial, o gargalo de mercadoria está formado e levará um tempo a se desenrolar.


Ainda há diversas outras consequências que serão sentidas por conta da guerra entre Russia e Ucrânia. Nós da Carpo Logistics estamos trabalhando constantemente para que os impactos no setor logistico sejam menores aos nossos clientes! Conte conosco para um projeto logistico seguro.