Cidades portuárias para visitar pelo mundo

Se há um passeio que agrada muito turistas são os feitos em cidades portuárias. Esses lugares possuem história, restaurantes e arquitetura impactantes, sempre vale conhecer! Em geral, essas regiões se desenvolvem economicamente ao redor do porto, por isso a maior parte das atividades do comércio dependem das atividades de exportação e importação. Em geral, as cidades portuárias carregam muita história. Na época das navegações o desenvolvimento se iniciava, sobretudo, próximo de onde as embarcações estavam. Prédios do governo e bancos, casas de trabalhadores, pousadas, diversas construções foram pensadas para facilitar a vida de quem trabalhava em prol do porto.

Um exemplo próximo a nós é a cidade de Santos. Um dos principais portos brasileiros fica no litoral paulista, é também o maior complexo portuário da América Latina. Há um conjunto de terminais que recebe passageiros e cargas de diversas partes do mundo, sendo uma das principais portas de entrada da América do Sul. Não por acaso, Santos foi uma das primeiras cidades onde os portugueses pisaram, ainda nos primeiros anos do descobrimento. São 14Km do Porto, por onde passam hoje cerca de 40% dos produtos responsáveis pelo PIB brasileiro. Não por acaso, a sede da Carpo Logistics está localizada no coração da cidade de Santos, bem próxima do Museu do Café. Se for passar pela cidade, não deixe de nos fazer uma visita!

Cidade Portuária de Santos

Cidades portuárias ao redor do mundo

Como falado, os portos são umas das principais e mais antigas partes de grandes civilizações. Na Grécia, por exemplo, Pireu é não só parte da história do país, como da Europa.

Pireu – A cidade portuária grega

Pireu é uma cidade grega que se desenvolveu graças às navegações. Data de 511 a.C. as primeiras muralhas para fortalecer as proteções do local. Estrategicamente, a cidade manteve imponentes muralhas seguindo até Atenas, garantindo o abastecimento de produtos para dentro do país. Na época, Pireu não foi notada apenas como uma região importante para atividades básicas, como carpintaria e remadores, mas também politicamente. Pela importância ao longo das décadas, foi nomeada como uma Cidade-Estado.

Porto de Pireu – Grécia

Atualmente, Pireu continua sendo um porto de extrema importância para a Grécia, mantendo posto de principal entrada para as Ilhas Gregas. Para o país que passou por inúmeras crises sócio-políticas nos últimos anos, Pireu é uma esperança, por onde passam as importações e exportações que mantêm o país. Para o mercado internacional, temos a China de olho e aumentando a participação na infra-estrutura do local. A COSCO Shipping, gigante chinesa, possui hoje 67% das instalações em Pireu. O objetivo é levar mais investimentos para os próximos anos.

Cosco Shipping

Queremos saber quais cidades portuárias você já visitou? Quais estão na lista?