O conflito Russia x Ucrânia e os impactos no Brasil

O conflito entre Ucrânia e Rússia já alcançou mais de 80 dias e os impactos são inúmeros. Desde 24 de Fevereiro deste ano, a Rússia bombardeia o território Ucraniano, seu vizinho de fronteira e o mundo aplica sanções para, de certa forma, conter o conflito. Muito se estuda sobre os impactos comerciais e financeiros a médio e longo prazo no mundo, sem contar nas grandes perdas de vidas e bens por parte dos dois países. Contudo, hoje já são sentidas consequências pelo mundo, veja abaixo:

A agricultura brasileira depende da Rússia

A Rússia é um parceiro comercial muito importante para o Brasil, pois é o sexto maior fornecedor de trigo, milho e fertilizantes. Cerca de 90% do que a agricultura brasileira utiliza dos fertilizantes vem da Rússia, o que impactará as safras de 2023 fortemente com o fornecimento comprometido. Mesmo com o governo de Vladimir Putin afirmando que manterá o envio dos produtos ao Brasil, companhias internacionais marítimas estão impedidas de atracar no leste europeu. Além do produto final, também dependemos de insumos para fabricar fertilizantes em território nacional, o que impacta o planejamento de uma produção a médio prazo. Portanto, certamente a safra brasileira do próximo ano sofrerá duras quedas em produtividade.

O impacto nas exportações de café

Um dos nossos principais produtos de exportação é o café, seja em grãos ou solúvel o produto é quase o nosso “carro-chefe”, historicamente falando. Com o conflito na Europa, deixamos de exportar o produto para dois grandes compradores. Somente em 2021 Rússia e Ucrânia juntos foram responsáveis por importar 13% de café brasileiro. Após o início da guerra, as exportações nacionais do produto caíram cerca de 5%, no primeiro quadrimestre. Como, na teoria, estamos nos primeiros meses do conflito, o impacto nas exportações será ainda maior. Para exemplificar o impacto em números, o diretor de Relações Institucionais da ABICS, Aguinaldo Lima, diz que os Russos não compraram nenhuma saca do café solúvel do Brasil em Abril de 2022 e, no mesmo período de 2021 compraram mais de 30.000 (em entrevista ao Canal Rural). Hoje já sentimos o impacto nas exportações, porém a médio e longo prazo maiores perdas poderão vir, visto que quanto mais o conflito se estender, mais fragilizados ambos os países ficarão para voltar ao normal.

O aumento no preço dos combustíveis

A Russia é um importante personagem quando o assunto é combustível, um dos principais fornecedores de petróleo, responsável por 8% do fornecimento mundial. Com os conflitos e sanções econômicas aplicadas ao país, o preço do barril dispara de maneira generalizada, é o maior aumento em 14 anos. No começo do mês de Março, por exemplo, o petróleo Brent bateu US$139, ficando atrás do valor alcanáco em Julho de 2008 – US$147,50. Para o consumidor brasileiro o aumento será sentido ao encher o tanque do carro e, posteriormente, nas compras do mercado. Com o aumento do combustível, o preço dos alimentos também sobe e políticas de subsídio combustível para caminhoneiros vem sendo citadas pelos jornais, mas ainda nada confirmado pelo governo.


Gostaria de conversar com um especialista em exportação e importação e entender melhor como planejar seus próximos passos? A Carpo Logistics pode ser sua parceira agora! Entre em contato conosco:

Telefone Carpo Logistics – Tel:+ 55 13 2104.7000 (Horário Comercial)

Whatsapp Carpo Logistics+ 55 13 99209.6896

E-mail Carpo Logistics –  atendimento@carpolog.com.br

Endereço Carpo Logistics: Pça. Barão do Rio Branco, 14 terceiro andar Centro – Santos – SP – 11010-921