A burocracia no despacho aduaneiro faz você perder não só tempo, mas dinheiro? Saiba quem pode ajudar!

Vamos combinar que burocracia não é bem-vinda em nenhuma atividade, principalmente nas atividades econômicas. Ela cria entraves e pode até gerar grandes prejuízos, além de prejudicar a imagem das empresas. Essa afirmação também é válida, claro, para empresas que trabalham importação e exportação.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio de um estudo, apontam que para que o Brasil se torne de fato competitivo, é preciso reduzir as burocracias aduaneira e alfandegária, simplificar o fluxo documental e legal do processo, além de melhorar a infraestrutura e estratégias logísticas.

Ou seja, o Brasil é pouco competitivo no mercado global porque é afetado por toda a burocracia do comércio exterior. Mas por que o despacho aduaneiro é tão burocrático?

É preciso reduzir a burocracia no despacho aduaneiro

O principal motivo para a morosidade no despacho aduaneiro brasileiro é a quantidade de entraves existentes no processo, que vão desde problemas de logística, burocracia excessiva e enormes custos alfandegários.

Toda essa burocracia para desembaraçar as mercadorias só fazem reduzir a competitividade nacional. As altas taxas cobradas pelos operadores portuários; o excesso e a complexidade dos documentos exigidos para o trâmite do processo e o tempo que demoram a fiscalização, o despacho e a liberação das mercadorias trabalham contra o Brasil neste aspecto.

O número insuficiente de auditores fiscais na aduana também é outro empecilho que precisa ser resolvido.

Ou seja, para se ter sucesso no comércio exterior, é fundamental ter uma estrutura que permita reduzir os custos da logística.

Como lidar com a burocracia do despacho aduaneiro?

Com toda essa morosidade, a melhor forma de lidar com a burocracia do despacho aduaneiro é trabalhar com uma empresa especializada na área que ofereça uma consultoria logística para que todo o processo seja mais eficiente.

Alguns processos podem ser simplificados com a contratação de uma empresa de despacho aduaneiro especializada, como a classificação fiscal (com a Nomenclatura Comum do Mercosul — NCM mais apropriada para os produtos) e a autorização prévia do embarque, caso seja necessária a anuência de outros órgãos. A empresa também pode indicar a melhor logística e o modal de embarque mais adequado.

É fundamental que a integração entre empresas, órgãos governamentais, operadores portuários, fornecedores, agentes logísticos, despachantes aduaneiros e parceiros esteja em total sintonia para que todo o processo flua com mais agilidade.

Vale a pena terceirizar o serviço de despacho aduaneiro

Por ser um processo bastante complexo, que inclui a classificação do produto, o licenciamento, a escolha do melhor modal e o tipo de embalagem mais adequada, a negociação cambial, a contratação de seguros, a preparação da documentação pertinente e exigida pelos países de origem e de destino e outros aspectos, acaba valendo mais a pena terceirizar este serviço.

Para que não haja problemas ainda maiores, é essencial conhecer bem a legislação aduaneira para observar todos os aspectos legais e operacionais envolvidos no processo.

Quando a empresa terceiriza os procedimentos envolvidos no despacho aduaneiro, possibilita ao empresário se concentrar e focar seu no próprio negócio, ou seja, ele acaba poupando tempo e dinheiro.

Fica claro, portanto, que a melhor forma de uma empresa fazer todos os procedimentos aduaneiros de forma correta é contratar um especialista.

Contrate uma empresa especializada

A Carpo Logistics conta com uma equipe especializada, composta por despachantes aduaneiros, advogados, analistas e engenheiros, além da expertise para que todo o processo esteja em segurança e aconteça com maior agilidade.

Faça um contato conosco e deixe que nós cuidamos dos desembaraços para que você foque no seu negócio.

—————————————————————————————————————————————–

A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.