Logística Reversa: Entenda quais são os desafios neste fim de ano.

Estamos às vésperas do final do ano e, neste período, as vendas online aumentam consideravelmente. O incremento já começou na última semana de novembro, com a famosa e polêmica Black Friday.

Nesta época, portanto, principalmente considerando as vendas em e-commerce, fica evidente um dos principais entraves para o setor: a logística reversa.

Neste post, vamos explicar os principais desafios da logística reversa nos momentos em que as vendas têm um aumento considerável. Se você teve problemas na Black Friday, entenda o motivo.

Desafios da logística reversa em momentos de ‘boom’ de vendas

A devolução ou troca dos produtos comprados online tem grande impacto na decisão de compra e passou a ser um ponto decisivo na hora do consumidor fechar o carrinho online.

De acordo com o Conselho de Logística Reversa Brasileira, mais de 75% dos clientes pesquisam os detalhes de como a logística reversa poderá ser realizada, no caso de uma devolução ou troca de produto, antes de concluir o seu pedido.

Segmentos como vestuário, calçados e eletrônicos são os que mais recebem pedidos de troca. Por isso, os usuários habituados a usar esse tipo de serviço, pesquisam bastante sobre o processo de troca antes mesmo de fechar a compra.

Vale lembrar que em 2017 houve um aumento de 12%, nas compras em e-commerce no Brasil, em relação ao ano anterior, fator que tem feito as empresas que vendem pela internet investirem muito em logística.

O Conselho de Logística Reversa Brasileiro também identificou em pesquisa, que 10% dos itens comprados online retornam para as lojas, seja por troca ou devolução do produto.

A logística reversa pode melhorar ou piorar a experiência do cliente

Por isso, ela deixou de ser uma questão operacional, mas um fator decisivo, tanto durante a compra, como para a experiência do cliente, podendo influenciar na sua decisão em continuar ou deixar de consumir produtos daquela marca.

Portanto, não basta produtos de qualidade com preços competitivos, pois o consumidor online busca, hoje, uma experiência completa, o que envolve a logística na entrega dos produtos e a logística reversa, para o caso de trocas e devoluções. O fato é que esta segunda costuma ser um entrave na maioria dos casos, causando transtornos aos clientes.

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