Tecnologia é, no sentido puro da palavra, é um conjunto de métodos ou habilidades usadas para facilitar um processo. O objetivo é sempre otimizar algo que já existe e, as vezes, descobrir novas técnicas para tal. No mundo da logística não é diferente, ao longo dos anos vemos desenvolvimento de planejamento, comunicação e maquinário em prol de maior alcance dos mercados. Chegamos ao ponto em que a internet nos possibilita fazer compras vindas do outro lado do mundo e recebê-las em poucos dias, visto que o pagamento pode ser processado na hora e o restante é praticamente automatizado.
Com o e-commerce, por exemplo, podemos fazer qualquer tipo de compra e receber em horas. De alimentos perecíveis a automóveis, praticamente tudo pode entrar no sistema de e-commerce, indo de uma lista de compras ao carrinho, pagamento e checkout. A pandemia do Coronavírus, em 2020, acelerou a expansão para diversos setores, sai na frente quem consegue ofertar os melhores produtos para o consumidor certo e no momento certo. Com isso são desenvolvidas tecnologias para melhorar a logística no mundo, conheça algumas agora:
Robôs
Armazêns automatizados e robotizados não são novidades de 2022, porém novas soluções vêm surgindo ano após ano. É comum vermos maquinários que substituem o trabalho manual, melhorando a velocidade e precisão dos processos. Transelevadores ou transportadores automáticos são parte de galpões onde a produção é constante. Há ainda robôs que auxiliam funcionários em suas tarefas, facilitando o trabalho de transporte de carga ou embalagens.
Processos que devem ser padronizados e que possam ser automatizados, podem ser pensados com um equipamento robótico. É necessário, porém, analizar a capacidade dos funcionários em absorver um robô, desenvolvimento de conhecimento técnico para a nova maquina, investimento financeiro e demais impactos.
Inteligência artificial
Há grandes ganhos em agregar inteligência artificial no setor logístico, pois com a padronização de processos, há maneiras de prever riscos e aprimorar processos para um trabalho mais fluído. É possível, por exemplo, gerir estoques, armazéns, pessoal e até maquinas para que os gerentes olhem para outros pontos da empresa, como o pós venda e promoção dos serviços. Há softwares do setor logístico que auxiliam nesses processos, como por exemplo, braços robóticos que distuinguem embalagens de um produto fora do padrão ou sem identificação. Para além dos armazéns, há tecnologias capazes de definir melhores rotas de caminhões, prever uso de combustível e insumos da frota, planejar manutenção preventiva e preditiva e evitar acidentes, entre outras diversas.
Para alguns e-commerces há até ideias mais ousadas. É o caso da Amazon que propoe fluxos de compras e entregas sem contato de um funcionário, fazendo o produto ser entregue por drones nas residências. É apenas mais um exemplo de como é possível chegar com processos automatizados.
Dados
Para que todas as tecnologias fluam em um funcionamento interessante para a empresa e o seu ecossistema, é necessário saber de quais dados as maquinas precisam. Há diversas informações nos processos logísticos, dados que podem ser armazenados para otimizar o processos, dados que não servem em determinado momento, porém servirão caso haja expansão da empresa e por ai vai. A gestão correta desses dados é o que alimenta a inteligência artificial a melhorar os processos.
Com informações já colhidas pela empresa é possível, por exemplo, prever em que momento do ano determinado setor do comércio vende mais, diminuir ou eliminar erros humanos do processo, reduzir custos de insumos e oferecer prazos e preços mais justos aos clientes. A grande questão sobre trabalhar com dados é, sobretudo, saber quais serão necessários e em que momento usá-los.
Conte-nos como você e sua empresa têm implementado novas tecnologias e quais desafios têm encontrado!