Pelo céu ou pelo chão? Você sabe qual é o melhor meio de transportar sua carga?

Como escolher o melhor para a sua empresa: transporte rodoviário de carga ou frete aéreo?

Quando é feita a escolha de transporte de carga, alguns fatores direcionam qual é o melhor para as necessidades da empresa e da sua carga. Por isso, não existe o melhor transporte de carga. Existe o melhor transporte de carga para a sua carga e isso pode ser definido através de uma boa logística de cargas.

Nós vamos já falamos sobre as diferenças entre transporte rodoviário de carga e aéreo, clique no link e veja o post.

Já no post de hoje, vamos abordar alguns dos fatores que devem ser considerados para que você consiga fazer a melhor escolha para a sua empresa. Acompanhe a nossa checklist de critérios e defina a melhor opção para você.

1 – Verificar o horário que a carga deve chegar
2 – Verificar volume da carga
3 –  Verificar o tipo de consumidor

 

1 – Verificar o horário que a carga deve chegar

Quando se fala em tempo, é muito comum as pessoas se prenderem apenas aos prazos, a determinado dia. Mas é importante se lembrar do óbvio: os dias têm 24 horas. Então, além de calcular o prazo de entrega, verificando o tempo ideal de viagem, é importante saber o horário em a carga vai chegar.

Isso é importante porque talvez o destinatário só possa receber a carga em horário comercial, por exemplo. Ou precise agendar a entrega para dia e horário específico.

O tempo de viagem também deve ser considerado, é claro, para cumprir o prazo. Em entregas mais urgentes, o transporte a aéreo pode ser uma excelente opção. Já o rodoviário, demora em média uma semana.

2 – Verificar volume da carga

A quantidade de mercadoria enviada pode não ser sempre igual, então esse item deve sempre ser checado.

O transporte aéreo é mais indicado para quando a carga não é muito volumosa.  Já para um volume maior, o transporte rodoviário de carga é mais o indicado. Se o volume for realmente alto, talvez porque o produto em si já seja grande, vale considerar o transporte marítimo, e escolher entre LCL e FCL.

Se você quiser saber mais sobre os diferentes tipos de carga, acesse nosso post.

3 –  Verificar o tipo de consumidor

Esse é um ponto muito importante, mas muitas vezes negligenciado. Assim como você sabe o seu público-alvo para vender melhor, você precisa considerar para quem está entregando. Existem basicamente quatro tipos de consumidores:

1 – o que adquire o produto diretamente, como leitores que compram diretamente com a editora.

2 – consumidor varejista, que compra direto com produtor ou fabricante

3 – aquele que tem seu próprio estoque, sendo um distribuidor a pronta entrega

4 –  consumidor que faz a entrega do produto para terceiros por meio pessoal

Escolha quem pode fazer a melhor escolha para a sua empresa

A Carpo Logistcs há mais de 40 anos tem expertise para que todo o processo esteja em segurança e aconteça com maior agilidade. Temos uma equipe que conta com despachantes aduaneiros, advogados, analistas e engenheiros. Fale com a gente pelo telefone (13) 2104.7016, WhatsApp ou entre em contato aqui pelo site. Deixe que nós cuidamos da sua logística para que você cuide do seu negócio.


A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.